Pular para o conteúdo

Legados: Como impedir o abuso em ambientes de saúde

Onde tem abuso, não tem saúde: Baixe a primeira publicação mundial dedicada a prevenir a violência sexual em ambientes de saúde
23 de janeiro de 2026 por
Am Comunicacoes
| Nenhum comentário ainda

Um manifesto de coragem e inovação. Descubra como a Academia Médica reuniu profissionais para dizer "Chega!" e criar soluções práticas para um problema invisível.

Você sabia que, estatisticamente, ocorre cerca de 1,1 estupro por dia em ambientes de saúde no Brasil?. Hospitais, clínicas, ambulâncias, consultórios odontológicos e farmácias — locais desenhados para o cuidado e a cura — têm sido, silenciosamente, palco de uma das violações mais graves contra a dignidade humana.

Em 2022, a Academia Médica decidiu que não era mais possível aceitar essa estatística. Movidos pela obrigação ética de deixar um impacto positivo na história da medicina, lançamos o projeto Legados, que resultou nesta obra inédita: "LEGADOS: Como evitar a violência sexual em ambientes de saúde".

Capa do livro Legados como impedir a violência sexual em ambientes de saúde

Por que fizemos isso?

A motivação nasceu de um sentimento coletivo de urgência. Como destaca Fernando Carbonieri, fundador da Academia Médica, na abertura desta obra: "Não iremos mais compactuar com a possibilidade de que o ambiente onde passamos pelos melhores e piores momentos das nossas vidas seja palco de violência sexual".

Este trabalho não é apenas um estudo; é um ato de resistência à permissividade. Decidimos dizer "Chega!" à mão invisível do mal que se esconde na rotina e no micropoder. O propósito foi capacitar profissionais para resolverem problemas complexos do mundo real, transformando a indignação em projetos tangíveis de prevenção.

O que você vai encontrar neste material?

Esta é a primeira publicação do mundo dedicada exclusivamente a entender e prevenir a violência sexual dentro de todos os ambientes de saúde, envolvendo todos os tipos de profissionais e pacientes.

Não se trata apenas de teoria. Utilizando metodologias de Design Thinking e Design de Serviço, cocriamos soluções reais. Ao baixar o e-book, você terá acesso a:

  • A "História Não Contada": Uma análise profunda das dimensões da violência sexual na saúde, desmistificando que se trata de uma raridade.


  • Humanização de Dados: Personas e Jornadas do Paciente (e do agressor) que ilustram, com empatia e realismo, como o abuso ocorre e seus impactos devastadores.


  • 11 Projetos Práticos de Solução: O livro disponibiliza todos os projetos que saíram deste trabalho, prontos para serem testados e implementados. Isso inclui desde protocolos de salas de espera instrutivas e botões de pânico inteligentes, até mudanças arquitetônicas e programas de letramento em prevenção para pacientes e colaboradores.


Um Chamado Público

Este projeto começou com um chamado urgente para a sociedade e para a classe médica. Assista ao vídeo que deu início a este movimento e entenda a gravidade do cenário que estamos mudando:

Este foi a nossa campanha de chamado dos participantes do programa. Reunimos 30 profissioanis multidisciplinares para cocriar os projetos que buscavam mitigar este problema

Faça o Download e Junte-se à Mudança

Este material é uma entrega pública e gratuita para a sociedade. Se você é gestor, profissional de saúde, estudante ou simplesmente alguém que acredita que a saúde deve ser um lugar seguro, este livro é para você.

Baixe o livro na íntegra, ele é gratuito. Divulgue em suas redes. Não colocamos formulário para baixar justamente porque queremos que essa semente tenha mais potencial de ser espalhada por mais lugares. Caso tenha a necessidade de resolver algo difícil dentro da saúde, conte conosco

Acessar agora livro na íntegra

Rodapé: Este e-book apresenta os resultados da capacitação realizada com os membros do Clube Academia Médica. Os projetos cocriados estão compilados para que sejam utilizados livremente nos ambientes de saúde.

Am Comunicacoes 23 de janeiro de 2026
Compartilhar esta publicação
Marcadores
Faça login para deixar um comentário